image

A Associação

Instituição sem fins lucrativos, a ACP tem basicamente duas finalidades: fazer avançar a causa da Psicanálise e dar assistência a quem a Psicanálise, como clínica, possa socorrer.

A ACP é uma associação aberta à comunidade, dela podendo participar, como associado, qualquer pessoa que deseje estudar e pesquisar a Psicanálise, seja em “intensão” (teoria, princípios e avanços), ou em extensão (aplicabilidade da psicanálise em clínica ou em qualquer campo do saber humano).

A ACP abriga três graus de associados: psicanalista da ACP, psicanalista praticante e membro optante.

O associado Psicanalista da ACP é o membro que, tendo feito sua formação, tenha passado pelo Passe, evento no qual, tendo o analista se autorizado por sua clínica, e só por ela, recebe dos pares o reconhecimento de seu percurso formativo, verificado pela transformação de sua estrutura desejante. O Psicanalista é aquele que está apto a por em cena o lugar vazio do objeto causa do desejo, ato pelo qual o analisante atravessa sua própria ficção de ser.

O associado Psicanalista Praticante é aquele que, estando em formação, está determinado a por à prova sua estrutura desejante, no caminho de se fazer habitar pelo que Lacan chamou de desejo do analista. A prática simultânea do estudo teórico, da supervisão e do estudo de casos lhe oferecerá parâmetros para refletir sobre a determinação e a persistência de uma tal estrutura desejante. Os demais associados dão testemunho desse percurso. 

O associado Optante é o membro que se dedica apenas ao estudo da Psicanálise na ACP e ao estilo dela, sendo reconhecido pelos demais como um colaborador fecundo da causa psicanalítica, ainda que apenas no nível teórico, pois sua filiação, diferentemente dos demais, não implica nem exige qualquer envolvimento com a clínica psicanalítica. O associado Optante não faz parte do corpo clínico da ACP.

A ACP é um lugar onde os analistas e os que se interessam pela Psicanálise podem realizar estudos sobre seus fundamentos teóricos, sua história, seus protagonistas, e sua clínica. Acima de tudo, é um lugar onde os pares testemunham o percurso dos demais.

image

Coordenação

Os responsáveis pela administração da Associação Campinense de Psicanálise foram eleitos em fevereiro de 2020 pelo prazo de um ano.

  • Presidente – Lucia Bertazzoli (Presidente Interina)
  • Vice-Presidente – Simone Teller Camargo
  • Secretária – Marina Oliveira
  • Tesoureira – Alessandra Tegani Carieri

Comissões

As comissões são responsáveis pelo funcionamento da ACP em termos de diretrizes do ensino, além de disponibilizar meios para que a causa psicanalítica avance. A ACP conta com quatro comissões: Acolhimento, Biblioteca, Divulgação e Ensino.

Comissão de Acolhimento tem por objetivo analisar e encaminhar para a aprovação da Administração todos os pedidos referentes ao ingresso de novos associados.
Composição atual:

  • Lucia Bertazolli
  • Regina Moran
  • Simone Teller Camargo

Comissão de Biblioteca compete cuidar do acervo digital, livros, revistas especializadas, e outras publicações no campo da Psicanálise, Filosofia e Literatura.
Composição atual:

  • Simone Teller Camargo
  • Eliane Ap. Canella

Comissão de Divulgação e Eventos busca montar estratégias de como veicular as mensagens da ACP.
Composição atual:

  • Marina Oliveira
  • Eliane Ap. Canella
  • Simone Teller Camargo

Comissão de Ensino cabe coordenar as diretrizes de estudo na ACP.
Composição atual:

  • Lucia Bertazolli
  • Simone Teller Camargo