Rua Emilio Ribas, 776 - Cj. 31 – Campinas/SP
Siga-nos:

Regimento Interno

Associação Campinense de Psicanálise

Baixar PDF Completo

Aprovado pela Assembleia Geral de 26 de fevereiro de 2021.

Este Regimento visa regulamentar a aplicação do Estatuto Social e definir procedimentos para o cumprimento de sua finalidade[cite: 26].

A ACP tem por objeto o estudo do inconsciente descoberto por Freud e retomado por Lacan[cite: 28]. Propõe-se a ser um lugar para a formação de analistas, onde o desejo de cada um é provado no divã e confirmado na prática[cite: 32, 33].

A Associação recebe qualquer pessoa interessada que se identifique com sua visão teórica e prática[cite: 46]. Adota-se o princípio de Jacques Lacan: "O analista não se autoriza a não ser por si mesmo".

A ACP abriga três graus de associados[cite: 74]:
  • Associado Psicanalista da ACP: Provecto em teoria e prática, passou pelo Passe[cite: 75, 80].
  • Associado Psicanalista Praticante: Determinado a pôr à prova seu desejo, em formação e supervisão[cite: 76, 95].
  • Associado Optante: Dedica-se ao estudo da psicanálise junto aos pares[cite: 77, 111].

O Passe é o acesso ao grau de Psicanalista da ACP, excluindo a análise didática como garantia[cite: 121]. Consiste no testemunho da veracidade do desejo de ser analista perante uma comissão de passadores[cite: 127].
Disposições Gerais

É vetada a utilização do nome da ACP para fins de propaganda profissional, sendo apenas permitida aos membros seguida do seu grau[cite: 4]. O não pagamento da contribuição mensal resulta em desligamento automático[cite: 116].